Guia Completo: Como Internar um Idoso Contra Sua Vontade em uma Casa de Repouso

casa de repouso

Olá, querido leitor! Se você chegou até aqui, é provável que esteja enfrentando um momento desafiador ao considerar a internação de um ente querido em uma casa de repouso em Curitiba. Sabemos que essa decisão não é fácil, e estamos aqui para oferecer orientações úteis e apoio durante todo o processo. Neste guia para internamento involuntário de idoso, vamos abordar como proceder quando a internação de um idoso é necessária, mesmo que ele não esteja totalmente de acordo.

Qual a situação atual você se encontra?

Não sabe mais o que fazer quando o idoso não quer ir para casa de repouso, sabemos que para chegar a esta decisão você deve ter considerado muitas coisas, muitas famílias se desdobram para atender as necessidades do idoso e ainda assim, mesmo pagando um cuidador ou um dos familiares para cuidar, chega um ponto que colocar o idoso em uma Casa de Repouso é a única opção, seja porque o idoso está com problemas de saúde que necessitam de cuidado especializado, ou o idoso se coloca em risco, esquecendo gás ligado por exemplo, com perigo de queda e muitas vezes pela própria solidão e falta de companhia ou até mesmo por falta de suporte adequado em casa.

Mas afinal é crime colocar um idoso contra sua vontade em uma casa de repouso?

Não é crime desde que o idoso não mais responda por ele mesmo seja porque o idoso tem alzheimer, demência ou qualquer condição de saúde neurológica e física que o impeçam de tomar uma decisão acertada sobre o que é melhor pra ele, muitas vezes o idoso  coloca em risco sua própria vida por não aceitar ir morar em um Lar de Idosos o que faz com que os familiares não saibam o que fazer.

Neste caso é necessário acionar um advogado para entrar com um pedido de curatela deste idoso, onde se comprova que o idoso não mais é capaz de tomar decisões por ele mesmo.

Então a resposta é não! Não é crime colocar um idoso em uma Casa de Repouso desde que seja comprovado por procuração legal e/ou curatela que o idoso não responde mais por ele mesmo.

Internar um idoso contra sua vontade é uma questão delicada que envolve considerações legais e éticas. É importante buscar orientação jurídica para entender os direitos do idoso e as opções disponíveis em termos de tutela e procuração legal.

Sinais de Necessidade de Internação: Alguns sinais de que a internação pode ser necessária incluem dificuldades para realizar atividades diárias, deterioração da saúde física ou mental e falta de supervisão adequada em casa. Se você observar esses sinais, é importante agir com compaixão e buscar ajuda profissional.

Recursos e Apoio: Navegar pelo processo de internação de um idoso contra sua vontade pode ser avassalador, mas você não está sozinho. Existem organizações e profissionais que podem oferecer suporte emocional, a Residenciais Por Amor atua gratuitamente prestando total suporte a famílias que buscam uma casa de repouso em Curitiba e conta com opões de casas de repouso baratas, de qualidade e super confiáveis, entre em contato com a Por Amor

Embora a decisão de internar um idoso contra sua vontade em uma casa de repouso em Curitiba seja difícil, é importante lembrar que é feita com amor e preocupação pelo bem-estar do ente querido. Ao seguir este guia e buscar apoio adequado, esperamos que você possa encontrar a melhor solução para sua situação única. Lembre-se sempre de priorizar o conforto e a dignidade do idoso em todas as decisões que tomar. Estamos aqui para ajudar no que for necessário.

Veja também: 

O que é necessário para interditar um idoso?

Andréia Fernandes

Andréia Fernandes

Fundadora da Residenciais Por Amor, 10 anos de experiência em ajudar famílias no ramo das Casas de Repouso.

Compartilhe nas Mídias:

Comente o que achou: